Ejaculação Precoce: Fique Ligado!

A ejaculação precoce é uma disfunção sexual que afeta homens, principalmente os mais novos. Na ejaculação precoce o homem goza muito rapidamente, não tendo um bom controle ejaculatório. Geralmente ele ejacula muito antes de sua parceira atingir o orgasmo, causando grande frustração em ambos.

Homem decepcionado pela sua situação

O que causa a ejaculação precoce?

Não há pesquisas científicas relatadas que comprovem de fato uma causa definitiva da ejaculação precoce. Porém, acredita-se que o mais provável é que ela esteja ligada tanto a fatores biológicos quanto a fatores psicológicos que atuam no desenvolvimento da disfunção.

Os aspectos psicológicos que são mais conhecidos são esses que nós relacionamos abaixo.

  • Ansiedade
  • Preocupação excessiva
  • Disfunção erétil
  • Problemas de relacionamento
  • Uso de alguns medicamentos psicotrópicos que podem ocasionar a ejaculação precoce.

Já em relação aos aspectos biológicos que podem estar relacionados as causas de desenvolvimento da ejaculação precoce, estão:

  • Desequilíbrio hormonal
  • Altos níveis de neurotransmissores
  • Atividade anormal do sistema ejaculatório
  • Distúrbios relacionados a tireoide
  • Inflamação ou infecção na próstata e na uretra
  • Fatores genéticos

Também podem estar ligadas as causas da ejaculação precoce algum dano no sistema nervoso referente a cirurgias ou traumas. Até mesmo o estresse pode ser considerado um desses fatores que interferem na ejaculação tornando-a precoce.

Quais são os sintomas da ejaculação precoce?

A Ejaculação Precoce pode ser compreendida em duas categorias distintas, chamadas de nível primário e nível secundário.

A conhecida ejaculação precoce de nível primário é aquela em que os problemas relacionados a ejaculação se apresentam ao longo de toda a vida sexual do indivíduo. Ela tem como característica os seguintes sintomas apresentado abaixo. É bom ressaltar que se tratam dos sintomas mais comuns e não de todos eles.

É comum o indivíduo com ejaculação precoce de nível primário apresentar dificuldade de manter uma ereção por mais de um minuto. Ele frequentemente não consegue retardar a ejaculação durante a relação sexual. Apresenta estresse, frequente frustração e não costuma ter intimidade sexual com sua parceira.

Casal afetado pela ejaculação precoce

Na ejaculação precoce de nível secundário os sintomas até que são semelhantes, entretanto, existe um ponto crucial que os diferencia. No nível secundário os indivíduos não apresentam os relativos sintomas a vida sexual inteira. Geralmente, existe um momento em que os sintomas começam a surgir e interferir negativamente no ato sexual.

No último caso, o momento em que esses sintomas começaram a surgir é de crucial importância para um tratamento adequado. Mudanças biológicas ou psicológicas podem ser identificadas de terem surgido nesse período e assim passando a ser evitadas, a medida do possível.

Quais as opções de tratamento para a ejaculação precoce?

Existem muitas opções para eliminar o problema de ejaculação precoce, hoje separamos algumas delas para falar. É relevante acrescentar que cada paciente pode necessitar de um tratamento diferente.

Controle ejaculatório

O homem pode fazer uma pausa quando houver muito estímulo e reduzi-lo a fim de manter o controle do processo ejaculatório. Mas isso pode ser frustrante para a parceira. Vale uma conversa antes.

Tratamento psicológico

Se o caso for de um homem com problema de ansiedade ou alguma outra questão psicológica, então o mais indicado é que se procure um psicólogo para realizar um acompanhamento adequado.

Uso de medicamentos

Homem se automedicando. Não faça isso!

Existem medicamentos que podem ser aplicados diretamente no órgão sexual. Ou até mesmo o uso de antidepressivos se for o caso. Tudo sempre com orientação médica. Não se automedique!

Idade

Isso mesmo! Às vezes é só uma questão de amadurecer. É comum adolescentes ejacularem rapidamente e depois, com o passar do tempo, terem maior controle sobre a ejaculação.

Conclusão

Essas são informações preciosas sobre ejaculação precoce, se você sofre com esse problema, faça bom uso delas. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *